Nesta terça-feira 23 de janeiro, os Auditores-Fiscais do Trabalho de Pernambuco ficaram mobilizados pela valorização da categoria e contra o sucateamento do Ministério do Trabalho. O ato aconteceu no prédio sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE-PE), em Recife. Todos os Auditores-Fiscais do Trabalho de Pernambuco aderiram à paralisação proposta para o período da manhã, que envolveu Auditores de todo o país.
Em Pernambuco, os Auditores-Fiscais que ocupavam cargos de chefia e coordenação de projetos entregaram seus cargos à Superintendente, na semana passada, como forma de expressar insatisfação.
A Auditora-Fiscal do Trabalho Simone Brasil, membro do Comando Local de Mobilização (CLM), destacou ao ler a carta-manifesto do Dia Nacional de Luta pela Inspeção do Trabalho, a importância da Inspeção do Trabalho no combate ao trabalho escravo e infantil, arrecadação do FGTS, inserção de jovens no mercado de trabalho seguro e protegido, entre outras ações sociais em prol da sociedade brasileira.
Auditores-Fiscais foram procurados pela imprensa e deram entrevistas, ocasião em que informaram os motivos das manifestações explicando sobre as reivindicações da categoria, que vão desde a falta de Auditores-Fiscais, falta de equipamentos, veículos, até o não cumprimento do acordo firmado em 2016, referente à regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade.
O Auditor-Fiscal Naldenis Martins, membro do CLM, comentou sobre a reunião do Comando Nacional e dos Comandos Locais e esclareceu que o SINAIT está tomando providências para garantir na justiça a legitimidade do movimento, visando evitar prejuízos aos colegas.
Participaram da mobilização, as dirigentes da Delegacia Sindical do SINAIT em Pernambuco, Lúcia Tedesco e Maria Imaculada Siqueira e a diretora do SINAIT, Alberlita Silva.