No estado da Bahia, a Delegacia Sindical (DS/BA) vem angariando o apoio de centrais sindicais à valorização da Inspeção do Trabalho. O delegado sindical, Diego Pinto de Barros Leal, e o diretor Wellington Maciel Paulo conversaram nesta semana com diversos dirigentes sindicais e pediram apoio das entidades à mobilização dos Auditores-Fiscais do Trabalho, que lutam pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho e pela regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade.
O diálogo se deu com Maria Madalena Oliveira Firmo, presidente da filial baiana da Central Única dos Trabalhadores (CUT Bahia); com Emerson Gomes, presidente da unidade regional da Força Sindical (Força Sindical Bahia); com Marcelo Lavigne, presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT BA), e com José Ramos Félix, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores da Bahia (NCST BA).
Intensificada a partir de dezembro de 2023, a mobilização dos Auditores-Fiscais do Trabalho busca garantir um cenário adequado para a atuação do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho, do qual os Auditores são agentes centrais. A categoria denuncia as más condições de trabalho e pede ainda a finalização do acordo salarial de 2016, pendente em razão da falta de regulamentação do bônus.