Auditores de Caxias pretendem criar um Comando Estadual de Mobilização no Rio Grande do Sul, mesmo que extraoficial, já que no estado não tem Delegacia Sindical do SINAIT, para apoiar as ações do Comando Nacional Mobilização
O gerente Regional do Trabalho de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, o Auditor-Fiscal do Trabalho Vânius Corte, pediu apoio à regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. Vânius também contou com o apoio da deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) na reivindicação. O encontro com o ministro e a parlamentar ocorreu na abertura da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, na tarde desta quinta-feira, 15 de fevereiro, e integram ações do Comando Local de Mobilização, recentemente criado por Auditores-Fiscais de Caxias do Sul.
“Expliquei ao ministro que falta publicar o decreto que regulamenta o bônus e pedi o apoio dele no sentido de agilizar a publicação. Ele disse que estava à disposição, que sempre reconhece e valoriza o papel da Auditoria Fiscal do Trabalho, e se comprometeu a nos ajudar para que a publicação saia o quanto antes”, relata Corte.
Ele ainda informou ao ministro que Auditores que exercem chefias e coordenações estão entregado seus cargos, em protesto pela demora na regulamentação da parcela. Nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, essa mobilização atingiu a marca de 301 cargos entregues. O movimento tem-se intensificado ainda mais no setor de combate ao trabalho escravo.
A regulamentação do bônus, que está pendente desde 2016, consta do acordo fechado com o governo naquele ano. Entre os vários pontos negociados neste acordo estão ainda a implementação do protocolo de segurança para os Auditores-Fiscais do Trabalho nas ações fiscais; a regulamentação e implementação do porte de arma, bem como da metodologia de apuração da assiduidade por meio do SFITWEB.
Mais apoio
Recentemente, Auditores-Fiscais do Trabalho de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, criaram um Comando Local de Mobilização (CLM), para fortalecer o movimento da categoria por melhores condições de trabalho e pela regulamentação do bônus de eficiência.
Corte informou que no início da próxima semana os integrantes do conselho irão se reunir, de forma on-line, com colegas de outras gerências no estado para formar um Comando Estadual de Mobilização. O objetivo é se inteirar e apoiar as ações do Comando Nacional de Mobilização, mesmo que extraoficial, já que no Rio Grande do Sul não tem Delegacia Sindical do SINAIT.