Trabalho Parlamentar – Dirigentes e Auditores da Bahia atuam pela regulamentação do bônus na Câmara dos Deputados


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
28/02/2024



Em trabalho parlamentar, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, o presidente do SINAIT, Bob Machado, o delegado sindical da Bahia (DS-BA), Diego Leal, e os Auditores-Fiscais do Trabalho Virgínia Pinto e Carlos Roberto Dias reuniram-se com os deputados federais Zé Neto (PT-BA), Jorge Solla (PT-BA) e Josias Gomes (PT-BA). Na pauta, o pedido de apoio para a regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade para a carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho. Os encontros ocorreram nos gabinetes dos parlamentares, na Câmara dos Deputados, em Brasília.  

Nas audiências, Bob Machado apresentou o histórico dos acordos firmados em 2016 com o governo federal, que ainda não foram cumpridos. As interlocuções realizadas nestes oito anos – de 2016 até 2024 – destacando que a minuta se encontra, neste momento, na Casa Civil da Presidência da República e já recebeu todos os pareceres favoráveis durante sua tramitação, não restando nenhum óbice à regulamentação da matéria. 

Explicou ainda que neste processo, recentemente, houve uma quebra de isonomia remuneratória entre as carreiras da Auditoria-Fiscal do Trabalho e da Receita Federal do Brasil que há 32 anos, desde a Lei Delegada nº 13, de 27 de agosto de 1992, têm a mesma remuneração. A quebra ocorreu com a publicação do Decreto nº 11.545, de 5 de junho de 2023, que regulamentou o Bônus de Eficiência e Produtividade para os Auditores da Receita Federal do Brasil, fazendo valer parcialmente a Lei nº 13.464, de 10 de julho de 2017. 

Para o presidente do SINAIT, a publicação do decreto da Receita colocou em “xeque” a situação isonômica das carreiras. “Temos há 32 anos isonomia remuneratória. Essa quebra nos trouxe um fardo político que precisa de uma resposta do governo federal. A regulamentação é um acordo fechado em 2016 e ainda não foi cumprido”.  

Ao final das audiências, que ocorreram separadamente, os deputados Zé Neto, Jorge Solla e Josias Gomes empenharam apoio ao pleito do SINAIT e disseram que irão articular interlocuções a fim de contribuir para a regulamentação da minuta do bônus que se encontra na Casa Civil da Presidência da República aguardando publicação de decreto.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.