De 26 de fevereiro a 1º de março, cerca de 11 Auditores-Fiscais do Trabalho em Pernambuco – oito especialistas em legislação trabalhistas e três em saúde e segurança do trabalho - realizaram três ações fiscais em canteiros de obras de prédios públicos e privados que resultaram em 20 autos de infração. A operação faz parte de uma ação de proteção ao trabalhador na indústria da construção civil que está ocorrendo em todo o país.
Na primeira operação, os Auditores inspecionaram uma obra de construção de um hospital particular e uma obra de reforma em uma estrutura de prédio público estadual. Na segunda, a equipe fiscalizou uma obra de reforma da justiça estadual. Já na terceira operação, foi vistoriada a construção de um edifício residencial e uma academia.
Durante as inspeções, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo terceirização e quarteirização com suspeita de irregularidades, problemas nas instalações elétricas e casos de trabalhadores em situação análoga à escravidão.
Até o momento, foram lavrados 20 autos de infração, porém não houve necessidade de interdição das obras.
Essas ações demonstram o compromisso dos Auditores-Fiscais do Trabalho em garantir o cumprimento das leis trabalhistas e a proteção dos direitos dos trabalhadores.