Com informações do MTE
Auditores-Fiscais do Trabalho concluíram, após análises realizadas pela equipe, que o excesso de poeira de grãos em suspensão e, também, depositadas no chão, nas paredes e máquinas dentro dos túneis subterrâneos das esteiras transportadoras, gerou uma atmosfera explosiva, que ocasionou a morte de 10 trabalhadores e deixou outros 10 feridos em acidente dentro da Cooperativa C.Vale, em Palotina no Paraná, em 26 de julho de 2023. A equipe de fiscalização lavrou 26 autos de infração, ainda em fase de recurso por parte da empresa.
Segundo o laudo, a concentração de poeiras, que se tornam como combustível, somadas à presença de oxigênio, o comburente, e uma fonte de ignição, como um curto nas instalações elétricas precárias, ou aquecimento por fricção dos roletes das esteiras transportadoras, ou faíscas em motores, ou outro fator a ser identificado pela perícia técnica, levou a ocorrer a explosão na empresa.
Os Auditores-Fiscais constataram ainda diversas irregularidades, como trabalhadores avulsos que não possuíam capacitação adequada para o trabalho em espaços confinados, bem como não contavam com supervisão suficiente; excesso de jornada; falta de descanso semanal; vestimentas inadequadas para a área de trabalho; ingresso de trabalhadores nos túneis em funcionamento sem que houvesse a parada do sistema; sistemas de transporte por correias sem monitoramento de temperatura e desalinhados; pressão por prazos (safra com alta demanda); instalações elétricas inadequadas para as áreas classificadas descumprimento de itens de gestão referentes às normas NR01 (gerenciamento de riscos ocupacionais) e NR33 (espaços confinados).
Os cinco Auditores-Fiscais responsáveis pela investigação identificaram que a empresa não tinha uma gestão adequada dos seus espaços confinados e suas áreas classificadas, que os sistemas de controle não foram eficazes para a retirada ou controle da poeira em suspensão, e que não havia procedimento suficiente para limpeza da poeira em depósito nos túneis.
Sobre a tragédia
Na tarde do dia 26 de julho de 2023, uma explosão em um silo da Cooperativa C.Vale, em Palotina, no Paraná, matou 10 pessoas (8 haitianos e 2 brasileiros) e feriu outras 10. O silo estava sendo usado para armazenar milho e próximo ao centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão ocorreu em um túnel de transporte enquanto alguns empregados da cooperativa estavam fazendo a manutenção da estrutura. A explosão também destruiu parcialmente outros dois silos. Os haitianos mortos eram terceirizados.