A Delegacia Sindical do SINAIT em Sergipe (DS/SE) solicitou ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, apoio à regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade da Auditoria Fiscal do Trabalho. A conversa com o ministro ocorreu no dia 9 de março, em Simão Dias, município a 300 km de Aracaju. Da reunião participaram o delegado sindical, Ed Wanderley de Andrade, a Auditora-Fiscal do Trabalho Acássia Teófilo Leite e os Auditores-Fiscais do Trabalho Ricardo Severo de Almeida e Thiago Laporte.
O ministro se mostrou receptivo ao pleito e afirmou que irá se inteirar do assunto junto à Casa Civil, para saber a razão de os Auditores-Fiscais do Trabalho não terem a regulamentação, sendo que gozam de isonomia salarial com os Auditores-Fiscais da Receita Federal, cujo bônus foi regulamentado em meados de 2023. O ministro também quis saber mais detalhes sobre o bônus, que foram passados pelos Auditores. Macêdo ainda afirmou que irá dar um retorno à categoria.
Essa isonomia salarial foi um ponto destacado pelos Auditores, que expressaram o descontentamento da categoria com o tratamento discriminatório que vem sendo dispensado pelo governo. Também frisaram que a regulamentação do bônus é a conclusão de acordos salariais firmados ainda em 2016. “A demanda diz respeito à valorização dos Auditores-Fiscais do Trabalho, que estão mobilizados também por condições adequadas à atuação da carreira em defesa dos direitos dos trabalhadores e de relações de trabalho equilibradas”, afirmaram os Auditores a Macêdo.