Um grupo de cerca de 20 sindicatos de trabalhadores de Piracicaba e Limeira reuniu-se na sede da Gerência Regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba, para apoiar a mobilização do SINAIT (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho) pela valorização do Ministério do Trabalho e dos Auditores. A reunião ocorreu no dia 27 de fevereiro.
Entre os dirigentes, estavam os presidentes do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Wagner da Silveira, e da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Júnior. As duas entidades englobam 40 sindicatos de representação dos empregados, das mais diferentes categorias.
Eles se manifestaram sobre a importância do Ministério do Trabalho para a proteção do trabalhador, e relataram melhora nas relações com o setor patronal após regularização das mesas-redondas realizadas pela Gerência.
Reivindicações
Os Auditores-Fiscais do Trabalho cobram igualdade de tratamento com os Auditores da Receita Federal, a fim de que se apresente a mesma proposta de regulamentação do bônus de eficiência que foi apresentada para a Receita. A isonomia remuneratória foi quebrada com a publicação do Decreto nº 11.545, de 5 de junho de 2023, que regulamentou o Bônus de Eficiência e Produtividade para os agentes da Receita Federal do Brasil.
Eles também querem o cumprimento do termo de acordo n°1/2016, feito com o governo, em especial no que se refere à implementação do protocolo de segurança para garantir a vida e a integridade física dos Auditores-Fiscais do Trabalho nas ações fiscais; regulamentação e implementação do porte de arma institucional, e metodologia de apuração da assiduidade por meio do SFITWEB.