Comissão Especial de Segurança e Saúde Ocupacional da ABNT convida SINAIT para contribuir com trabalhos técnicos

A comissão foi reativada no dia 27 de fevereiro, e tem na coordenação o Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado Leonidio Ribeiro


Por: Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
13/03/2024



A Comissão Especial de Segurança e Saúde Ocupacional ABNT/CEE 109, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), convidou o SINAIT a integrar seus quadros, de forma a colaborar para a padronização da Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) no Brasil. A Comissão de Estudo ABNT CEE-1009 foi reativada no dia 27 de fevereiro, e tem na coordenação o Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado Leonidio Ribeiro. 

O SINAIT deseja sucesso ao filiado e Auditor aposentado Leonidio Ribeiro na coordenação da comissão e espera poder contribuir para a área com o conhecimento e a experiência da Auditoria-Fiscal do Trabalho no tema de Segurança e Saúde Ocupacional. 

Reativada, a comissão irá atuar ativamente no processo de revisão e ajuste nas normas publicadas ISO 45001 e 45003, para que os interesses e experiências do Brasil sejam considerados. Essas normas tratam, respectivamente, do “Sistema de Gestão de SSO – Requisitos com Orientações para Uso” e das “Orientações para a Gestão dos Riscos Psicossociais”. 

O colegiado também pretende atuar na internalização de normas da Organização Internacional de Padronização (ISO) como normas brasileiras, por meio da tradução, interpretação, análise e discussão da implementação. 

O coordenador da comissão explica que o primeiro objetivo do grupo é fazer a revisão integral do texto da ISO 45001. “A conclusão desse primeiro trabalho dará ao país o potencial de passar de ‘Membro Observador – O’, que, apesar de reconhecido pela ISO, não tem direito a voto, para ‘Membro Participante- P’, que pode dar contribuições diretas, inclusive nas plenárias da ISO, e que tem direito a voto”, detalha. 

Da reunião de reativação da comissão participaram o diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al Assi Filho; o gerente de Normalização Nacional da ABNT, Claudio Guerreiro, e o secretário-geral da ABNT, Eduardo Lima. A Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) se fez representar pelo seu diretor-executivo, Raul Casanova, que preside o Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção Individual ABNT/CB-32. A ocasião também foi prestigiada pela Organização Internacional de Padronização (ISO), representada por Selly Swingewood. Ao todo, 150 especialistas em SSO acompanharam a reativação da comissão especial, virtual e presencialmente.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.