Auditores fiscalizam condições de trabalho no Aeroporto JK para garantir segurança dos trabalhadores

Cinco empresas foram notificadas e apresentaram os documentos para análise


Por: Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi
14/03/2024



Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram nesta quinta-feira, 14 de março, uma operação no Aeroporto de Brasília para fiscalizar as condições de trabalho dos empregados e prestadores de serviço do terminal. A operação priorizou a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Denúncias sobre a segurança dos trabalhadores e riscos de acidentes foram recebidas pelos servidores federais. Uma obra que está sendo feita no aeroporto é um dos focos da operação.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que o principal objetivo é avaliar as situações potenciais de grave e iminente risco – dentre eles de explosão – aos trabalhadores de empresas responsáveis pelo abastecimento de combustíveis no aeroporto.

Segundo o Auditor-Fiscal que coordenou a operação, Rodrigo Ramos, foram priorizadas a segurança e a saúde dos trabalhadores, verificando os métodos de contratação e a observância das jornadas de trabalho.

“Abordamos vários aspectos, desde a segurança no trabalho até a regularidade das contratações e o controle das horas trabalhadas”, destacou Ramos.

Além disso, em decorrência de problemas identificados em 2016, que resultaram na interdição do Aeroporto de Juscelino Kubitschek, a Auditoria Fiscal do Trabalho avaliou ser necessária uma nova fiscalização devido a possibilidade de haver graves riscos relacionados aos vasos de pressão, tanques de armazenamento e transporte de combustível. Como resposta, Auditores foram designados para uma inspeção minuciosa, resultando em notificações a cinco empresas, incluindo a Inframérica, e outras duas responsáveis pela segurança.

As empresas notificadas apresentaram documentos relacionados aos vasos de pressão, tanques de armazenamento, tubulações e prontuários da instalação para análise. Os mecânicos das companhias Azul e Latam também foram inspecionados quanto às questões de segurança e conforto no ambiente de trabalho.

As empresas notificadas em 2016 realizaram ajustes e correções para operar em conformidade com as Normas Regulamentadoras, visando garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para os empregados do Aeroporto de Brasília.

A fiscalização teve início pela manhã e durou o dia inteiro.

Veja aqui matéria do DF TV sobre a inspeção.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.