Uma equipe de Auditores-Fiscais do Trabalho constatou a presença de insetos na cozinha do navio mercante BEKS AQUA, fundeado no canal de São Sebastião. O grupo fiscalizava uma denúncia de atraso nos salários, além de irregularidades na jornada dos trabalhadores – dados que não se confirmaram.
A ação ocorreu na quinta (14) e teve apoio da Marinha – os Auditores chegaram ao navio mercante por meio das embarcações militares. Diante da presença dos insetos, o armador foi notificado “e o comandante se comprometeu a resolver o mais rápido possível”, apontou o Auditor Rodrigo Aoki Fuziy, coordenador do trabalho portuário da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho de São Paulo.
A equipe também contava com Paulo Rogério Oliveira Moreira e Marco Aurelio Arruda Rocha. “A presença de insetos na cozinha compromete a higiene no preparo dos alimentos e consequentemente coloca em risco a saúde dos trabalhadores”, prosseguiu Aoki.
Durante a fiscalização, eles realizaram entrevistas com os funcionários do navio, inspecionando as áreas de vivência e de trabalho na embarcação, como cozinha, estoque de alimentos, refeitório, banheiros, cabines, vestiário, refeitório, recreação, lavanderia e sala de manutenção. Foram verificadas as jornadas de trabalho, contratos e salários.