Auditores-Fiscais do Trabalho investigam denúncias de irregularidades nos aeroportos do estado do Rio de Janeiro Santos Dumont, Galeão e Cabo Frio, na Região dos Lagos, nesta segunda-feira, 18 de março, na operação Plano de Voo.
Feitas por trabalhadores de companhias aéreas, empresas terceirizadas e pelo sindicato de aeronautas e aeroviários, as denúncias estão relacionadas a questões contratuais e de segurança do trabalho.
Entre as irregularidades levantadas está a falta de equipamentos e de itens de segurança no ambiente de trabalho, o que pode colocar em risco a vida dos trabalhadores e dos passageiros. Cinquenta Auditores realizam a ação fiscal, que tem como foco 4 áreas: check-in, pista de pouso, sala de embarque e sala de controle.
A coordenadora da ação, a Auditora Bárbara Rigo, detalha que a fiscalização inclui questões de jornada e escalas de serviço, e aspectos relacionados com segurança do trabalho, incluindo áreas de vivência, equipamentos, armazenamento de combustível e abastecimento de aeronaves. “Observamos as operações em andamento para garantir que ocorram de forma segura e eficiente, respeitando os direitos e a segurança dos trabalhadores envolvidos e dos passageiros”, afirmou.
Veja o que foi noticiado pela imprensa:
G1 - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos no RJ
Agência Brasil - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos do Rio
Band FM - Funcionários trabalham em condições sanitárias precárias no Aeroporto Galeão
Rádio Tupi FM - MTE fiscaliza condições de trabalho nos aeroportos do Rio
Portal MT - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos do Rio
Exame - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos do Rio
Jornal do Brasil - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos do Rio
J3 News - Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos do Rio