Auditores-Fiscais do Trabalho da Bahia interditaram o pátio de triagem do Porto de Salvador, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O local é usado para estacionamento de caminhões que chegam para carga e descarga. A ação é decorrente de um acidente que vitimou o motorista de caminhão Edvaldo dos Santos da Silva, no dia 13 de janeiro de 2024, dentro do pátio, sob administração da companhia. A interdição ocorreu no dia 18 de março.
Durante a inspeção, a equipe constatou a ausência de faixas de pedestres, sinalização de segurança e outros meios de organização viária essenciais para a segurança dos trabalhadores e veículos que operam no local. “A falta de medidas preventivas adequadas colocava em risco a vida dos trabalhadores, especialmente diante do intenso fluxo de aproximadamente 200 caminhões por dia, tanto durante o dia quanto à noite”, explicam os Auditores-Fiscais que fizeram a inspeção.
Além disso, os Auditores constataram que o único caminho reservado para pedestres estava obstruído em parte, com veículos estacionados, o que aumentava o risco de atropelamentos. A fiscalização também revelou a inadequação de veículos que acessavam as áreas do Porto Organizado, alguns sem a devida sinalização sonora e luminosa para manobras de marcha-a-ré.
Veja o que saiu na mídia sobre a ação fiscal:
iBahia - Pátio de triagem do Porto de Salvador é interditado após fiscalização