A Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira representou o SINAIT numa reunião do grupo de discussão (GD) sobre o enfrentamento ao trabalho escravo doméstico, que funciona no âmbito da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Os integrantes do grupo se reuniram nesta terça-feira, 2 de abril, de forma online.
O objetivo do GD é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem mulheres, inclusive as trans, vítimas do trabalho escravo doméstico e de exploração sexual. A abordagem é ampla, incluindo aspectos sobre prevenção a esses crimes, resgate e pós-resgate. Alguns temas prioritários são o abrigamento de vítimas resgatadas e a consideração de aspectos de gênero e raça nesse acolhimento.
Com novos integrantes, o grupo voltou ao mapeamento dos principais gargalos que prejudicam o combate ao trabalho escravo doméstico, com sugestões das entidades. Nas reuniões anteriores, vários desses assuntos haviam sido definidos e sistematizados para compor o plano de trabalho que o GD elabora.
Para a representante do SINAIT, além das questões emergenciais, o GD deve se dedicar a construir subsídios para a integração do tema ao 3º Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, que está em elaboração.