Diante de protestos dos servidores, governo promete nova rodada de negociação do reajuste na próxima semana

Com informações da Condsef.


Por: Dâmares Vaz
Edição: Solange Nunes
04/04/2024



Diante de protestos dos servidores públicos federais, em atos públicos realizados nesta quarta-feira, 3 de abril, o governo prometeu realizar uma nova rodada de negociação do reajuste salarial na próxima semana. Em Brasília, o ato do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação ocorreu em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Esplanada dos Ministérios, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que o SINAIT integra.  

Do protesto participaram o diretor do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves e a delegada sindical do Distrito Federal, Maria Cândida da Silva Carvalho, além do presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Haubert. Durante o ato, os servidores foram recebidos pelo secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo. Outros atos unificados ocorreram em diversos estados pelo país. 

Desde 2023, os servidores do Executivo negociam com o governo a correção das perdas inflacionárias nas remunerações, nas reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). No entanto, para 2024, o governo ofereceu somente o reajuste de benefícios como o auxílio-alimentação, o per capita de saúde complementar e a assistência pré-escolar, o que não abrange aposentados e pensionistas. 

O Fonasefe e o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) – o SINAIT integra os dois – apresentaram contraproposta unificada ao governo no final de janeiro e reivindicam uma resposta a essa pauta. Com salários defasados, corroídos pela inflação de mais de seis anos em que não tiveram nenhum reajuste, os servidores lutam por um percentual de recomposição salarial ainda este ano. Em sua proposta no ano passado, o governo sinalizou reajuste zero para 2024, mas deixou a possibilidade de apresentar uma proposta caso o cenário de arrecadação melhorasse, o que vem ocorrendo.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.