A mobilização em prol da efetiva implementação do Bônus de Eficiência continua, com a articulação do SINAIT e da categoria sendo reforçada. Nesta quarta-feira, 3 de abril, a diretora do SINAIT Virna Damasceno e a diretora da Delegacia Sindical do Rio Grande do Norte (DS/RN) Sofia Gomes pediram à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, apoio aos pleitos da categoria, em especial o cumprimento do acordo salarial firmado em 2016, ainda pendente.
A ministra foi ao Rio Grande do Norte para solenidade de encerramento e entrega dos certificados aos alunos do Projeto “Aprendendo a Aprender”, do Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente Trabalhador (Infoca/RN), na comunidade do Amarelão, no município de João Câmara (RN). A senadora Zenaide Maia (PSD/RN) também participou do evento e foi contatada sobre o assunto.
As Auditoras ressaltaram para Sônia Guajajara que a mobilização da categoria é pela valorização da carreira, tendo ainda como principal ponto de luta o fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego. Elas registraram que a isonomia remuneratória histórica da Auditoria do Trabalho com a Auditoria Fiscal da Receita Federal está prejudicada, mesmo com a publicação do Decreto nº 11.971/2024, que trouxe avanços à regulamentação do bônus com a instituição do Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Auditoria-Fiscal do Trabalho e disposições sobre a base de cálculo da parcela. No entanto, em relação aos valores do bônus, a Auditoria Fiscal do Trabalho segue sem definição, afirmaram as Auditoras, acrescentando que a categoria continua mobilizada até que o bônus seja efetivamente implementado.
A ministra Sônia Guajajara se mostrou sensível ao pleito e informou que irá se inteirar do assunto junto a outras instâncias do governo, a fim de dar um retorno à categoria.