Auditores-Fiscais do Trabalho interditaram os serviços de manutenção de três empresas que trabalham com silos nos municípios de Aquiraz e Beberibe, localizados próximo à Fortaleza, região norte do estado.
As interdições decorreram da constatação de grave e iminente risco de acidentes de grandes proporções, devido à falta de medidas preventivas para o acesso ao espaço confinado na área dos silos.
Segundo os Auditores, a fiscalização foi realizada de 9 a 11 de abril e entre os problemas verificados e considerados graves estão a falta de sinalização e de restrição de acesso aos espaços confinados, falhas no controle administrativo dos acessos e nos procedimentos formais. Também constataram a falta de capacitação dos trabalhadores, a ausência de equipamentos adequados e à prova de explosão para uso durante a permanência nas instalações da empresa.
Os Auditores-Fiscais destacaram que o trabalho em espaço confinado na área de silos sem a adoção de medidas preventivas pode causar explosões de graves proporções, que atingiriam todos os empregados do estabelecimento.
Ainda de acordo com os Auditores que participam da operação Silo Seguro, a fiscalização é importante para que as empresas adotem as medidas necessárias para a segurança dos trabalhadores. Os riscos encontrados podem causar acidentes de grande proporção.
A operação Silo Seguro deve continuar na próxima semana.