O site fornece informações sobre regulamentações, padrões, produtos e práticas recomendadas para garantir a segurança em ambientes industriais perigosos, com boletins semanais sobre o tema
Operação feita por Auditores-Fiscais do Trabalho no Porto de Paranaguá, no Paraná, é assunto no site HazardEX, uma publicação online que trata de equipamentos e tecnologias para ambientes industriais perigosos devido à presença de substâncias inflamáveis ou explosivas.
O site fornece informações sobre regulamentações, padrões, produtos e práticas recomendadas para garantir a segurança nessas áreas, com boletins semanais sobre o tema. É frequentemente utilizado por profissionais de engenharia, saúde e segurança, bem como por gerentes e operadores de instalações industriais, para se manterem atualizados sobre as últimas tecnologias e regulamentações relacionadas à segurança em ambientes perigosos.
No dia 16 de abril, o HazardEX noticiou a interdição de uma das esteiras transportadoras do porto, feita por Auditores-Fiscais do Trabalho, depois de constatar risco de explosão.
Clique aqui para acessar a publicação.
Confira abaixo a matéria traduzida:
Esteira transportadora em um dos portos mais movimentados do Brasil é fechada devido ao risco de explosão
16 de abril de 2024
O Porto de Paranaguá, um dos terminais de exportação de açúcar e grãos mais movimentados do Brasil, teve uma de suas esteiras transportadoras fechada depois que as autoridades disseram que havia risco de explosão. Embora a esteira tenha sido fechada em 1º de abril, as exportações no porto continuaram com mais cinco esteiras operando.
Quando em funcionamento, a esteira transportadora é usada para exportar cerca de 20 milhões de toneladas de grãos por ano, através do Porto de Paranaguá. Autoridades do Ministério do Trabalho do Brasil encontraram sérios problemas de manutenção e acúmulo excessivo de poeira que poderiam levar a uma explosão.
Embora o fechamento da esteira não tenha impedido a exportação de açúcar e grãos, houve pequenos atrasos no carregamento de navios no porto. A ordem de fechamento da esteira entrou em vigor no início de abril, no entanto, as autoridades não disseram quando ela poderá voltar a operar.
Localizado na cidade de Paranaguá, no estado brasileiro do Paraná, o porto é o segundo maior do país em tonelagem e o terceiro em transporte de contêineres. É um porto de exportação principal de produtos agrícolas no Brasil.