Vazamento em um dos compressores do sistema de amônia no frigorífico da unidade fizeram 11 mulheres, incluindo uma grávida de 6 semanas, e 8 homens, passarem mal
A Auditoria-Fiscal do Trabalho no Pará investiga o acidente que afetou ao menos 19 empregados da empresa JBS em Marabá, no sudeste do Pará, após vazamento em um dos compressores do sistema de amônia no frigorífico da unidade, nesta segunda-feira, 22 de abril. Foram atingidas 11 mulheres, incluindo uma grávida de 6 semanas, e 8 homens.
A fiscalização do trabalho analisou o local do acidente nesta terça-feira, 24 de abril, assim como a perícia da Polícia Científica do estado. O frigorífico tem, ao todo, 8 compressores. Os agentes públicos voltam à unidade ainda nessa semana, quando o compressor que falhou será aberto por uma empresa especializada para entender as causas do vazamento.
Relatos dos trabalhadores dão conta de que o acidente ocorreu por volta de 9 horas da manhã, quando a sirene tocou com alerta para que todos saíssem do prédio.
Conforme a Secretaria de Saúde do município, as vítimas deram entrada no Hospital Municipal de Marabá (HMM), foram medicadas e deixadas em observação. O amoníaco, conhecido como amônia, é um gás sem cor e que pode causar irritações em condições normais de temperatura e pressão. Além de ser utilizado como fertilizante, o gás é utilizado nos sistemas industriais e equipamentos de refrigeração.
Esse é o segundo caso de vazamento ocorrido na unidade da JBS em Marabá em menos de um ano. Em junho de 2023, ao menos 42 funcionários foram atingidos e levados ao hospital.
*Com informações do G1/Rede Liberal.