Na terceira ação da Operação Trabalho Seguro, ocorrida no dia 19 de abril, no aeroporto de Natal, cerca de 14 Auditores-Fiscais do Trabalho inspecionaram as empresas aéreas, a administradora e as terceirizadas que atuam no complexo aeroviário. Os dois operativos anteriores focaram obras da construção civil no estado.
Os Auditores-Fiscais verificaram o cumprimento das normas de saúde e segurança no pátio, nas áreas de armazenamento de combustível e no trabalho de carga e descarga de encomendas. Além disso, como parte do protocolo de fiscalização, entrevistaram os trabalhadores e inspecionaram as áreas internas do complexo como refeitório e banheiros de uso dos empregados. Na ocasião, todas as empresas inspecionadas foram notificadas e deverão apresentar documentos para análise.
Essas ações, que estão ocorrendo em todo o país, fazem parte de uma operação padrão dos Auditores-Fiscais do Trabalho visando à segurança e saúde do trabalhador. Elas têm como objetivo central a verificação do cumprimento das normas de saúde e de segurança dos trabalhadores; também analisam o cumprimento das obrigações legais dos empregadores, como o registro de empregados e pagamento regular de salários.
As duas primeiras ações no Rio Grande do Norte ocorreram em fevereiro e março, com fiscalização de obras de construção civil. Ao todo, neste período, foram inspecionadas mais de 30 empresas.