Nove Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram nesta terça-feira, 23 de abril, ação fiscal num frigorífico em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo da ação foi verificar a situação de saúde dos cerca de 500 funcionários da empresa, de forma a prevenir adoecimentos e acidentes ocupacionais.
Os Auditores também fizeram o reconhecimento adequado de casos de doenças relacionadas ao trabalho e orientaram os empregadores sobre a emissão correta da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).
Outros focos da inspeção ao Frigobet foram a jornada de trabalho, máquinas e equipamentos, caldeira e vasos de pressão e a ergonomia, que é o entendimento da interação de pessoas com máquinas, a fim de trazer condições adequadas de atuação para um profissional em seu ambiente laboral.
O Auditor-Fiscal, que coordenou a ação fiscal, lembrou que o setor de frigoríficos é o que mais afasta funcionários por doenças e acidentes relacionados ao trabalho no Brasil. “A fiscalização é muito complexa. Essa visita foi planejada pela Superintendência Regional do Trabalho, de acordo com dados levantados pela Inspeção do Trabalho, para prevenir esses adoecimentos e acidentes”, destacou.
Entre as doenças notificadas mais recorrentes, está a Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER/Dort). A fiscalização da jornada de trabalho nos frigoríficos é também priorizada pela Inspeção do Trabalho.
O Auditor-Fiscal ainda destaca ser comum a subnotificação dos acidentes e adoecimentos pelas empresas, o que gera um cenário irreal sobre o grau de adoecimento no local. Ele destaca que, em caso de suspeita, os trabalhadores devem ser encaminhados à Previdência Social para estabelecimento do nexo causal, além da emissão da CAT.
Os seguintes veículos repercutiram a ação fiscal:
Bom Dia, Minas/G1 – Auditores do trabalho fiscalizam frigorífico em Betim
MG1/G1 – Auditores fazem fiscalização em frigorífico de Betim
O Tempo – Auditores do trabalho fiscalizam frigorífico de Betim, na Grande BH