Auditores-Fiscais do Trabalho interditam operação de celulose em navio no Porto de Santos


26/04/2024



Auditores-Fiscais do Trabalho de Santos interditaram as atividades de carregamento de celulose em navio atracado no Porto de Santos, na quarta-feira, 24 de abril. A operação apresentava uma série de irregularidades que poderiam causar acidentes graves por queda.

A atividade interditada envolve prender fardos de celulose do caminhão no guindaste, de modo a içar a mercadoria até o porão do navio. Para realizá-la, os trabalhadores saltam de uma plataforma de 3 metros de altura até o topo da pilha de celulose sobre o caminhão, e ali prendem várias correntes do guincho nos fardos.

Na execução dessas tarefas, os trabalhadores estão sujeitos ao risco de acidente grave por queda. Além disso, as correntes do guindaste e as fitas que prendem os fardos são obstáculos que podem fazer os trabalhadores se desequilibrarem durante a atividade.

Para retomar as operações, o operador portuário deve adotar medidas para regularizar as condições verificadas, visando garantir a integridade física dos trabalhadores e a segurança das operações portuárias.


Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.