Auditores-Fiscais do Trabalho encerram a primeira fase da "Operação Silo Seguro"


Por: Solange Nunes
29/04/2024



Nesta segunda-feira, 29 de abril, os Auditores-Fiscais do Trabalho do Ceará encerraram a primeira fase da “Operação Silo Seguro”. A ação buscou preservar a segurança e saúde de cerca de 3 mil empregados que trabalhavam nas oito maiores empresas do setor de avicultura localizadas nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe e Maracanaú. Na ocasião, seis empresas foram interditadas no serviço de manutenção dos silos.  

De acordo com os Auditores do Trabalho, o cenário era preocupante em razão da falta de segurança dos empregados que trabalhavam nos silos - construção destinada ao armazenamento e conservação de grãos secos, sementes, cereais e forragens verdes. O ambiente dos silos exige medidas especiais de segurança, pois os riscos são invisíveis e, geralmente, os acidentes de trabalho são fatais e fazem mais de uma vítima.

Analisaram ainda que o ambiente funcionava como uma bomba, uma vez que, o pó dos grãos é altamente explosivo, um descuido poderia desencadear uma explosão de grandes proporções ferindo empregados e a comunidade próxima aos silos.

Durante a ação fiscal, ocorrida de 9 a 29 de abril, seis empresas foram interditadas no serviço de manutenção dos silos e os trabalhadores foram impedidos de entrar nos reservatórios até que as medidas urgentes de segurança sejam implementadas.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.