Em razão de recentes invasões no aplicativo Sougov.br, usuários devem adotar medidas de precaução durante o uso do aplicativo e do site. Com as invasões, os criminosos roubam dados pessoais e bancários e usam para solicitar empréstimos consignados em nome dos usuários roubados.
As invasões seguem o seguinte padrão – primeiro, são alteradas as informações de contato, como telefone e e-mail, e, em seguida, a senha é modificada para permitir o acesso indevido à conta. Com essa brecha de segurança, os invasores solicitam empréstimos e utilizam os dados pessoais para cometer diversas fraudes.
Veja as seguintes recomendações:
Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido fizer login na sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, estas instruções:
1 – Efetue a troca de sua senha GOV.BR e a troca da senha do seu e-mail pessoal cadastrado nas plataformas GOV.BR e SOUGOV.BR
2 – Remova os e-mails e telefones que não lhe pertencem do portal GOV.BR e aplicativo SOU GOV
3 – Se não conseguir recuperar e/ou alterar sua senha GOV.BR ou caso seu e-mail/celular não esteja atualizado no GOV.BR, abra um chamado, solicitando a atualização dos dados, pelo link: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento
4 – Encerre as sessões ativas do aplicativo SOUGOV.BR pela versão web do SOUGOV (www.gov.br/sougov ). Após o login, clique no ícone de configurações ao lado do botão de sair, “Segurança”, “Dispositivos” e, por fim, clique em “Deslogar” os logins ativos que possam existir
5 – Verifique se existem autorizações de empréstimos consignados no aplicativo SOUGOV.BR
6 – Efetue a troca da sua senha do Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), pois a mesma pode ser utilizada para obter o selo prata na conta GOV.BR
7 – Registre boletim de ocorrência junto à autoridade policial
8 – Consulte o sistema Registrato do Banco Central, verificando se ocorreu a abertura de conta corrente em outras instituições financeiras. Caso conste alguma informação não reconhecida, procurar a respectiva instituição financeira e comunicar o fato.