Dirigentes do SINAIT se reuniram com a assessoria da senadora Teresa Leitão (PT/PE, 1ª vice-líder do partido no Senado Federal) nesta quarta-feira, 8 de maio, reforçando a mobilização pela efetiva regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade dos Auditores-Fiscais do Trabalho. As diretoras do Sindicato Rosa Maria Campos Jorge e Olga Maria Valle Machado, os diretores Leonardo José Decuzzi e Valdiney Arruda, e o delegado sindical de Mato Grosso, Gerson Antônio Delgado, foram recebidos pelo chefe de Gabinete da parlamentar, Carlos Abicalil, por intermediação da ex-deputada federal Rosa Neide Sandes de Almeida.
O SINAIT reivindica celeridade na alteração do Decreto nº 11.971/2024, para adequar o Bônus de Eficiência e Produtividade dos Auditores-Fiscais do Trabalho às mesmas condições do bônus dos Auditores-Fiscais da Receita Federal. Agora rompida, a isonomia entre as carreiras existia desde 1992.
Esses e outros argumentos apresentados pelo SINAIT levaram Abicalil a empenhar apoio ao pleito. Ele afirmou que Teresa Leitão irá buscar tratativas com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, onde a minuta que altera o decreto tramita, e também com outros parlamentares, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA).
Desde o dia 27 de dezembro de 2023, os Auditores-Fiscais do Trabalho se encontram mobilizados em um esforço conjunto para pressionar o governo pela concessão da parcela e também por melhorias nas condições de atuação da carreira e pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego. “Ao atender essas demandas, o governo investe na proteção do trabalhador, que terão garantidos seus direitos a trabalho decente e seguro”, afirmou a diretora Rosa Jorge.