SINAIT participa dos lançamentos da Coetrae-PI e do 3ª Plano Estadual de Prevenção ao Trabalho Escravo em Teresina


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
13/05/2024



A presidente da Delegacia Sindical do SINAIT no Piauí, Paula Mazullo, o conselheiro do Conselho Fiscal Nacional do SINAIT (CFN), Alex Myller, e demais Auditores-Fiscais do Trabalho no estado participaram dos lançamentos da primeira Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas no Piauí (Coetrae-PI) e do 3º Plano Estadual de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas no Piauí. Os lançamentos ocorreram, nesta segunda-feira, 13 de maio, no auditório da Secretaria de Estado da Administração do Piauí (Seade), no Centro Administrativo, na capital Teresina. A criação da Coetrae é essencial para o Piauí que era um dos poucos estados da Federação que não tinha comissão instalada.

De acordo com Alex Myller, depois de 20 anos de atuação, o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Escravo do Piauí se transformou em Comissão Estadual. “Isso sublinha o compromisso de erradicar essa chaga social a partir da mobilização de todos os esforços institucionais existentes na Administração Estadual, especialmente com políticas de prevenção e atenção às vítimas”.

Além disso, continuou Myller, “a Inspeção do Trabalho, presente desde os primórdios dessa luta tanto no Piauí quanto no Brasil, permanece como integrante de destaque da dimensão repressiva dessa política pública”.

Participaram da cerimônia representantes de mais de 20 instituições envolvidas na temática de prevenção ao trabalho escravo. Em 2022, foram 180 trabalhadores resgatados, colocando o estado como o primeiro do Nordeste e o terceiro no Brasil com maior número de resgatados. Em 2023, foram 159 trabalhadores resgatados. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.