Trabalho escravo: exposição do SINAIT “Sobre o peso das correntes em seus ombros” está à mostra no TRT da 18° Região

As imagens que compõem a mostra são do Auditor-Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho


Por: Cristina Fausta
Edição: Andrea Bochi
14/05/2024



O Sinait informa que a exposição “Sobre o peso das correntes em seus ombros”, de autoria do Auditor-Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho, poderá ser visitada pelos servidores e todos aqueles que circularem pelo Hall do Auditório Goyases do Tribunal Regional do Trabalho da 18º Região, em Goiânia, até o dia 30 de junho. A exposição integra as atividades promovidas pela Delegacia Sindical do SINAIT em Goiás e foi inaugurada no dia 13 de maio, data que registra a Assinatura da Lei Áurea.

A exposição é composta por fotografias em preto e branco e coloridas que retratam flagrantes de trabalho análogo à escravidão em diversas regiões do país. O autor das imagens participa das ações de combate ao trabalho escravo desde 1995. Sérgio Carvalho integrou as primeiras ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, na região Amazônica e começou a sua carreira fotográfica para registrar e denunciar as condições de vida e trabalho a que eram submetidos os trabalhadores encontrados pela fiscalização. 

A diretora do SINAIT, Rosa Jorge, destacou durante o evento que os Auditores-Fiscais do Trabalho estão mobilizados desde janeiro deste ano em busca do cumprimento de um acordo firmado com o governo em 2016 e que ainda não foi cumprido. Rosa acrescentou ainda que os recursos destinados à atuação da Fiscalização do Trabalho acabam em junho. “Não teremos mais orçamento para continuar trabalhando a partir daí. Em Goiás, contamos somente com 37 Auditores na ativa. É importante que todos saibam que existe trabalho escravo no Brasil e um ente público que resgata esses trabalhadores, mas que está sendo tratado de forma indigna”, ressaltou.

A diretora disse ainda que é fundamental que todos os candidatos aprovados no concurso sejam contratados imediatamente após o certame. “A Auditoria Fiscal do Trabalho realiza o seu trabalho com dedicação e amor porque presenciamos in loco o sofrimento dos trabalhadores e todos podem contar conosco na luta pela dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros”, enfatizou Rosa.

Segundo Sérgio Carvalho, a exposição foi projetada a partir daquilo que mais o sensibiliza quando testemunha situações de trabalho análogas à escravidão: a degradância”. É a degradância a partir da comida e da água que são servidas aos trabalhadores e do local onde dormem. A ideia, com a fotografias, é chocar e fazer pensar. E creio muito no poder da fotografia como ferramenta de transformação social e de reflexão”, explicou o Auditor-Fiscal do Trabalho.

As imagens da exposição são fortes, como bem descreve Sérgio Carvalho. A fotografias retratam a desesperança, a precariedade da vida, e a solidão de homens e mulheres que ainda são explorados nas cidades e no campo, nos quatro cantos do país.


Serviço:

Exposição Fotográfica “Sobre o peso das correntes em seus ombros”

Período: 13 de maio a 30 de junho

Local: Hall do Auditório Goyases - Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRF 18ª Região) – AV. T1, Quadra T22, Lote 01/24, n. 1698, Setor Bueno

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.