O Mosap reforçou o debate para definição de estratégias em torno do apensamento da PEC 6/2024, conhecida como PEC Social, à PEC 555/2006 – as duas matérias tratam do fim gradual da taxação previdenciária dos servidores públicos aposentados e dos pensionistas. O trabalho parlamentar com esta finalidade, principalmente nas bases dos parlamentares e no convencimento das lideranças partidárias, foi discutido em reunião híbrida nesta terça-feira, 21 de maio. O SINAIT foi representado pelos diretores Marco Aurélio Gonsalves e Benvindo Coutinho Soares, que participaram do encontro em Brasília.
As diversas entidades frisaram que o apensamento das propostas é essencial para que a PEC 6 avance. O diretor do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves falou também da decisão do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) de incorporar o tema à pauta de reivindicações que vem sendo discutida na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Ele ainda destacou a importância da contribuição das diversas entidades do Mosap para financiamento das ações do movimento.
Entre as atividades discutidas, o presidente do Mosap, Edison Haubert, falou das reuniões regionais que começaram a ser realizadas – nesta segunda-feira, 20 de maio, por exemplo, com o apoio da Delegacia Sindical do SINAIT em Goiás, diversas entidades se reuniram em Goiânia para definir ações em prol do avanço da matéria. Participaram do encontro as diretoras do SINAIT Rosa Jorge e Olga Machado, o diretor Marco Aurélio e o delegado sindical no estado, Anísio Barcelos da Silva. São Paulo recebe o Mosap no dia 17 de junho e Rondônia, nos dias 15 e 16 de agosto.
Nesta quarta-feira, 22 de maio, o Mosap, o SINAIT e a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos promovem, às 15h, um encontro com parlamentares no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.