SINAIT destaca importância do engajamento dos aposentados na luta sindical, em encontro realizado pelo Sindifisco


Por: Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
06/06/2024



A diretora do SINAIT Rosa Jorge destacou a importância do engajamento dos servidores aposentados na luta sindical pela valorização das remunerações, em fala nesta quinta-feira, 6 de junho, no Encontro Nacional de Aposentados(as) e Pensionistas (Enap 2024) do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco). A diretora foi palestrante de um painel que tratou do tema do vencimento básico, tendo participado do evento de forma virtual.

Rosa Jorge relembrou as diversas formas de remuneração que permearam a história das carreiras da Auditoria-Fiscal do Trabalho e da Receita, que desde 1992 tinham isonomia salarial, para exemplificar que a luta deve ser permanente, independentemente do modelo remuneratório. A implementação do subsídio em 2008 por exemplo, registrou ela, logo se tornou uma forma de o governo congelar as remunerações dos servidores.

“Devemos sempre ter em mente que nenhum governo tratará dos interesses dos servidores se não houver reivindicação. Não existe benefício dado, existe o conquistado pela nossa força e união. Nós aposentados somos testemunhas dessa luta e do seu resultado. Assim, não podemos arrefecer.”

Outro ponto abordado por ela diz respeito a um pensamento que observa ser comum no segmento de servidores inativos, que é o de achar que a luta sindical deve ser feita somente pelos servidores da ativa, o que a dirigente sindical rebateu: “se não fortalecermos a luta desses jovens guerreiros que estão em atividade, que força eles terão para vencer os obstáculos? Todos os dias temos um obstáculo ou um ataque novo aos servidores. Nós, que temos a experiência do nosso lado, que vivenciamos muitas lutas, que sofremos na pele, e que estávamos lá atrás construindo nossas entidades, sabemos o quanto isso nos custou, e ainda custa até hoje”.

Para Rosa Jorge, aposentados devem sempre ter em mente que a pauta sindical é de toda a categoria. E que devem participar da luta sindical, “incluindo as assembleias que deliberam greve, por exemplo, porque este também é um direito de todos os servidores”, afirmou.

Por fim, a diretora do SINAIT conclamou aposentados de todas as categorias a se unirem na busca pela valorização das remunerações no serviço público. “Gratificações vêm e vão, assim como novos modelos remuneratórios deverão surgir. Portanto, temos que lutar para que seja concretizado o direito constitucional à revisão geral anual da nossa remuneração.”


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.