PR: Em operativos a fim de proteger trabalhadores, auditores fiscalizam frigorífico e obras do Fórum e Câmara de Londrina


Por: Solange Nunes
10/06/2024



Os Auditores Fiscais do Trabalho do Paraná realizaram três operativos a fim de realizar “Ação de proteção à saúde e segurança ao trabalhador” no Paraná. As ações fiscais ocorreram num frigorífico, numa obra de reforma da Câmara Municipal de Londrina e na obra de construção do Fórum Criminal do Tribunal de Justiça (TJ-Paraná) de Londrina. As ações iniciadas em fevereiro e abril deste ano, estão em curso. 

Na operação do frigorífico de frango, os Auditores interditaram duas máquinas (uma afiadora e outra vazadora) por riscos de lesões severas, cortes, fraturas e amputações. A fiscalização foi iniciada no dia 18 de abril. No local, atuavam 3.662 trabalhadores.

Na obra da reforma da Câmara Municipal de Londrina, a equipe de Auditores interditou três máquinas (duas betoneiras e um guincho de coluna) por risco de lesões severas, como, perigo de choque elétrico, cortes, fraturas, amputações e morte dos trabalhadores.

Além da interdição, os Auditores determinaram embargo parcial do canteiro em razão de trechos de periferia e pavimentos sem proteção contra queda de altura de até 6,5 metros e escavação de 3,8 metros sem proteção contra quedas de altura e com risco de soterramento dos trabalhadores.

A ação iniciada no dia 27 de fevereiro, ainda está em curso. No local, 39 trabalhadores em atividade. Os Auditores lavraram 31 autos de infração.

Na obra de construção do novo Fórum Criminal do TJ-PR em Londrina, os Auditores interditaram dois elevadores do tipo cremalheira em razão de constatarem riscos de queda de altura de trabalhadores no poço dos elevadores.

O operativo iniciado em 27 de fevereiro ainda está em curso, em razão de análise documental e lavratura dos autos de infração. Estão em atividade 58 trabalhadores no local.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.