A Polícia Federal investiga o caso de ameaça a Auditores-Fiscais do Trabalho por parte de um homem que disparou áudios em grupo de aplicativo de mensagens contra servidores que atuam na região cafeeira de Minas Gerais. No dia 6 de junho, o homem foi alvo de uma operação policial, na zona rural de Muzambinho (MG), prestou depoimento e teve seu celular apreendido. O aparelho será periciado para verificar se existem outras pessoas que participaram das ameaças. O inquérito corre sob sigilo, mas o SINAIT acompanha o desenrolar dos fatos e vem tomando todas as medidas necessárias para garantir condições seguras à vida e integridade física dos Auditores.
“Esse tipo de episódio sempre nos lembra da Chacina de Unaí, que ocorreu também em Minas Gerais, e acende uma preocupação muito forte com a questão da atuação segura dos Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país”, afirma a diretora do SINAIT Rosa Jorge.
O suspeito trabalha como apanhador de café. Em depoimento, ele assumiu que fez o áudio e enviou para um grupo de destinatários, mas que se tratava de uma brincadeira e que não tinha intenção de ameaçar os servidores. No entanto, irá responder pelo crime de ameaça.
Os áudios chegaram aos servidores públicos durante fiscalização em lavouras na região do município de Muzambinho, em maio, e foram encaminhados à PF, que identificou o autor. Em um deles, o suspeito incita o grupo a “descer o cacete” nos Auditores.
A atividade cafeeira foi o setor de onde mais trabalhadores foram resgatados da escravidão em 2023, de acordo com dados da Inspeção do Trabalho. Minas Gerais foi o 2º estado com mais casos.
Caso não é isolado
O SINAIT registra que, lamentavelmente, episódios de intimidações, ameaças, tentativas de coação, humilhações, agressões físicas e, até mesmo, atentados à vida, não são casos isolados na atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho.
Muitos desses episódios estão descritos em uma Linha do Tempo publicada pelo SINAIT para dar visibilidade ao problema e exigir do governo uma solução. Nesse sentido, é prioritário para o SINAIT buscar melhores condições de trabalho para a categoria e uma legislação que ampare melhor os servidores.
Além da interlocução no âmbito administrativo em prol das melhorias necessárias à carreira, o SINAIT oferece orientação e representação na esfera jurídica àqueles que tenham sido vítimas de episódios de violência.
Veja aqui a Linha do Tempo.