Nesta terça-feira, 11 de junho, a diretora do SINAIT Rosa Jorge reiterou a importância da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6-2024, PEC Social, que acaba com a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas e criticou a condução pelo governo da Campanha Salarial 2024. Além disso, a dirigente sugeriu uma nota pública denunciando os percalços ocorridos durante a negociação da campanha com o governo. As ponderações foram apresentadas durante a Assembleia Geral do Fonacate, no auditório da sede da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais - Anpprev, em Brasília.
A dirigente Rosa Jorge defendeu a apensação da PEC Social à PEC 555-2006 – as duas matérias tratam do fim gradual da taxação previdenciária dos servidores públicos aposentados e dos pensionistas – e a criação do Fórum Goiano em Defesa da PEC Social. “As carreiras estão trabalhando pela aprovação da PEC 6. Em Goiás, criamos o Fórum Goiano que está contribuindo para a interlocução sobre o tema com parlamentares e autoridades no estado”.
Rosa Jorge destacou ainda a dificuldade enfrentada pelas categorias para negociar com o governo federal. “Nossas bases estão cobrando avanços e reajuste ainda neste ano. O governo, na Mesa Nacional, dificultou a continuidade das negociações. Precisamos de mais espaço e compromisso por parte do governo”.
As colocações da dirigente foram reforçadas pelos representantes das entidades que reafirmaram a importância da união das categorias a fim de avançar com os pleitos dos servidores públicos federais junto ao governo e no Congresso Nacional.