No dia 1º de julho, o vice-presidente da Delegacia Sindical do SINAIT no Paraná (DS-PR), Fábio Lantmann, e o diretor de Planejamento e Administração da entidade sindical, Valdir Oliveira Silva, participaram do encontro estadual pelo fortalecimento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2024, a PEC Social, em Curitiba. O evento promovido pelo Instituto Mosap em parceria com a Pública Paraná ocorreu no auditório da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e contou com a participação de servidores públicos – ativos e aposentados -, além de dirigentes de várias entidades representativas.
O encontro no Paraná faz parte de uma série de eventos programados pelo país a fim de angariar apoio local e nacional pela aprovação da PEC 06/2024. Além de buscar a apresentação de 300 requerimentos de apensação da PEC Social à PEC 555-2006 com o objetivo de evitar que a PEC 555 seja arquivada no final da sessão legislativa de 2024 e também para acelerar a tramitação da PEC 6/2024.
Durante o evento, os líderes sindicais e políticos locais destacaram a urgência e a relevância da PEC 6/2024 para a melhoria das condições de aposentadoria dos servidores públicos federais. A PEC Social propõe o fim gradual da taxação dos servidores públicos inativos, o que beneficia não só os aposentados, mas também reflete positivamente no contexto econômico e social do país.
"Estamos aqui para garantir que a voz dos servidores públicos seja ouvida no Congresso Nacional," afirmou Edison Haubert, presidente do Mosap durante o encontro. "A PEC 6/2024 é fundamental para corrigir distorções históricas e garantir um futuro mais justo para nossos aposentados".
Redes de apoio
Além das discussões sobre estratégias e políticas, o encontro serviu para fortalecer a rede de apoio entre os servidores públicos e para renovar o compromisso dos líderes e participantes com o pleito.
No encerramento do encontro em Curitiba, foi construída uma agenda de ações futuras e reafirmada a importância de continuar a exercer pressão sobre os legisladores até que a PEC 6/2024 seja aprovada.
Participaram da reunião, o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR), o vice-presidente do Instituto e representante da Unafisco Nacional, Eduardo Moreira, o diretor de finanças adjunto do Mosap e representante do Proifes, Vanderlei Carraro, ainda, Renato Cantoni, diretor-geral do SindMPU, entre outras autoridades.