Reunião Ordinária dos Comitês de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas discute melhorias para acolhimento de vítimas

SINAIT foi representado na reunião pela diretora Vera Jatobá


Por: Lourdes Marinho
Edição: Solange Nunes
10/07/2024



Integrantes dos Comitês Regionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, COETRAE (Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo), CER (Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo) e CEETP (Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador) trataram das ações que estão sendo feitas para melhorar o acolhimento das vítimas deste tipo de crime, em uma reunião ordinária virtual, na manhã desta quarta-feira, 10 de julho. Também discutiram as iniciativas futuras para o acolhimento dessas vítimas do tráfico de pessoas, trabalho escravo, refugiados e apátridas no Brasil, com ênfase no Estado de São Paulo. O SINAIT foi representado na reunião pela diretora Vera Jatobá. 

Um dos pontos principais é a necessidade urgente de melhorias no acolhimento de refugiados e apátridas que chegam pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, na capital paulista. Eles destacaram a situação preocupante da sala dos inadmitidos, uma vez que a quantidade de pessoas impedidas de entrar no Brasil tem aumentado significativamente. Nos últimos meses, houve um crescimento no número de migrantes e refugiados provenientes de países como Paquistão, Afeganistão e Índia, entre outros.

A situação dos adolescentes indianos e paquistaneses desacompanhados na sala dos inadmitidos é uma delas. Segundo eles, muitos desses jovens chegam acompanhados por adultos que desaparecem no dia seguinte, levantando suspeitas de que esses adultos possam ser traficantes de pessoas para mão de obra escrava.

Os comitês também discutiram a necessidade de investir na melhoria do posto avançado do Aeroporto de Guarulhos para proporcionar um acolhimento mais digno aos migrantes, destacando a importância de fortalecer as instituições que atuam no aeroporto e em colaboração com a sociedade civil no combate ao tráfico de pessoas. Além disso, enfatizaram a urgência de ampliar a rede de abrigos para refugiados em São Paulo e buscar recursos junto aos órgãos competentes para melhorar o acolhimento dessas pessoas.

Uma capacitação está agendada para o dia 30 de julho, com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destinada a servidores que atuam no acolhimento de vítimas de tráfico humano, trabalho escravo e migrantes. A capacitação ocorrerá no auditório da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo.

A próxima reunião dos comitês está marcada para o dia 18 de setembro, quando novas ações e estratégias serão discutidas para continuar o enfrentamento desses problemas.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.