Os dirigentes da Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia (DS-BA) e Auditores Fiscais do Trabalho no estado estiveram com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB/BA), João Carlos Bacelar (PV/BA), o deputado estadual Raimundo Nonato (Bobô) do PCdoB e a presidente da CUT-BA Maria Madalena Firmo, conhecida como Leninha, por ocasião de evento realizado em Salvador. Na ocasião, cobraram das autoridades apoio para publicação do novo decreto do Bônus de Eficiência e de Produtividade dos Auditores Fiscais do Trabalho. Além disso, levaram o pleito sobre a apensação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6-2024 – PEC Social -, que reduz gradativamente a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, à PEC 555 de 2006. As interlocuções ocorreram nesta quarta-feira, 7 de agosto, durante evento de lançamento do programa de qualificação profissional para todo o estado, na capital soteropolitano.
Os dirigentes Diva Souza e Wellington Paulo (DS/BA) e os Auditores Fiscais do Trabalho Carlos Dias e Thaís Porto e o integrante do Comando Local de Mobilização (CLM) Roberto Miguel reiteraram ao ministro Luiz Marinho e aos deputados federais Daniel Almeida e Bacelar o pedido de apoio para que intercedam junto à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, para que dê celeridade à publicação do novo decreto trazendo os mesmos termos que foram concedidos aos auditores da Receita Federal.
O ministro Luiz Marinho confirmou o apoio para publicação do novo decreto e declarou “contem comigo”. Os deputados pediram nova interlocução dos representantes a fim de tratar do bônus e da apensação da PEC Social à PEC 555 durante esforço concentrado do parlamento, na próxima semana, em Brasília.