Boletim nº 614 – Semana de 5 a 9 de agosto de 2024


12/08/2024



SINAIT reúne-se com secretária-Executiva Substituta do MTE para acelerar publicação do novo decreto do bônus de eficiência

Dirigentes do SINAIT reuniram-se com a Secretária-Executiva Substituta do Ministério do Trabalho e Emprego, Luciana Vasconcelos Nakamura, que integra o Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Auditoria-Fiscal do Trabalho, nesta terça-feira, 6 de agosto. Eles buscaram apoio da Secretaria Executiva do MTE para que a Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO) enviasse a Nota Técnica que subsidia o pagamento do bônus e demais procedimentos correlatos para o Ministério da Gestão de Inovação em Serviços Públicos (MGI). Luciana Nakamura se prontificou de fazer a interlocução o mais rápido possível.

Saiba mais aqui.

 

Bônus de Eficiência: dirigentes do SINAIT vão ao MDS pedir apoio ao pleito da categoria

Dirigentes do SINAIT reuniram-se com o secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS, Osmar de Almeida Júnior, em busca de apoio e interlocução junto às autoridades competentes para a publicação do novo decreto do bônus de eficiência que restabelece a isonomia com os Auditores da Receita Federal.

O secretário firmou o compromisso de contatar autoridades do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e repassar o pleito ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para que também faça as interlocuções necessárias junto ao MGI, para atender à demanda do SINAIT.

Saiba mais aqui.

 

SINAIT trata da publicação do novo decreto do bônus de eficiência com senador Paim (PT-RS)

O presidente do SINAIT, Bob Machado, e as diretoras Rosa Jorge e Olga Machado estiveram com o senador Paulo Paim, buscando apoio para acelerar a publicação do novo decreto do Bônus de Eficiência e Produtividade dos Auditores Fiscais do Trabalho. A categoria luta pela equidade com os Auditores da Receita Federal, após a quebra da isonomia remuneratória em março de 2024. O senador Paim garantiu apoio e intermediação junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para avançar o pleito.

Leia mais aqui.

 

Turma Nacional de Uniformização reconhece direito à paridade do bônus de eficiência para aposentados e pensionistas

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) reconheceu o direito de aposentados e pensionistas ao Bônus de Eficiência e Produtividade em paridade com servidores ativos, considerando que até a fixação de índices de eficiência o pagamento integral do bônus deve ser estendido a esses grupos. A decisão impacta diretamente os Auditores-Fiscais do Trabalho e será utilizada pelo SINAIT na Ação Coletiva que tramita na 7ª Vara Federal, em Brasília, Distrito Federal, buscando assegurar a aplicação dessa paridade.

A Turma Nacional de Uniformização (TNU) é ligada ao Conselho da Justiça Federal (CJF) e integra a estrutura dos Juizados Especiais Federais. Atua na uniformização da interpretação das leis federais em causas de menor complexidade.

Mais informações aqui.

 

SINAIT defenderá no STJ incidência do abono de permanência sobre 13º e terço de férias

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho solicitou seu ingresso como amicus curiae nos Recursos Especiais nº 1.993.530/RS e nº 2.055.836/PR para defender a inclusão do abono de permanência dos Auditores-Fiscais do Trabalho na base de cálculo da gratificação natalina e do terço constitucional de férias. Esse direito vem sendo reconhecido em diversas decisões de Varas Federais, Tribunais Regionais Federais e do próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Saib amais aqui.

 

DS-BA reivindica publicação do novo decreto do bônus ao ministro do Trabalho e a deputados durante evento em Salvador

Dirigentes da Delegacia Sindical do SINAIT na Bahia (DS-BA) e Auditores Fiscais do Trabalho do estado cobraram do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de deputados federais e estadual apoio para dar celeridade à publicação do novo decreto do Bônus de Eficiência e Produtividade dos Auditores Fiscais do Trabalho. Também o apoio pela apensação da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 6/24 à 555/06. As propostas acabam com a taxação previdenciária de aposentados e pensionistas. As interlocuções ocorreram durante evento de lançamento do programa de qualificação profissional para o estado da Bahia.

Leia a matéria aqui.


DS-CE realiza assembleia a fim de cumprir a Carta CNM nº 10 em Fortaleza

O delegado sindical do SINAIT no Ceará, Klênio Lima, apresentou dados e informações contidas na Carta do Comando Nacional de Mobilização (CNM) nº 10 durante assembleia ocorrida nesta sexta-feira, 9 de agosto, no auditório da Delegacia Sindical do SINAIT no Ceará (DS-CE), na capital Fortaleza.

Clique aqui para mais informações

 

Divulgados locais de provas do Concurso Nacional Unificado

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) podem acessar, desde a quarta-feira, 7 de agosto, o Cartão de Confirmação de Inscrição, com os locais de prova do certame. O documento está disponível na Área do Candidato, mesma página da Internet em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

A prova do Concurso Nacional será no dia 18 de agosto e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação. Ao todo, 2.144.435 candidatos tiveram suas inscrições confirmadas e disputarão as 6.640 vagas ofertadas no certame. O cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho é o 3º mais concorrido do concurso, tendo atraído 315.899 candidatos.

Mais informações aqui. 

 

Integrantes do MCCE tratam de iniciativas para combater a corrupção nas eleições municipais

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniu representantes de entidades afiliadas para discutir estratégias contra a corrupção nas eleições municipais de 2024. O SINAIT foi representado pelo diretor Benvindo Soares Coutinho. O foco da reunião foi o combate à compra de votos, favorecida pela quantidade de dinheiro despejado nas eleições por emendas parlamentares. O MCCE disse que está finalizando uma cartilha sobre assédio eleitoral, que será distribuída aos eleitores.

Além disso, o Movimento informou que participou, no dia 1º de agosto, de uma audiência no STF sobre o "orçamento secreto," que tratou de decisão da Corte que determinou regras para indicação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares.

Mais informações aqui.



Versão para impressão

Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.