Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o delegado sindical do SINAIT no Espírito Santo (DS-ES), Roberto Leão, e o Auditor Fiscal do Trabalho José Carlos Batista, com o apoio do deputado estatual Fabrício Gandini (PSD), conversaram com o deputado federal Da Vitória (PP-ES). Na pauta, apensação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6-2024 à PEC 555-2006, que reduz gradualmente a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. O encontro ocorreu na representação do parlamentar, na capital Vitória. A reunião com o deputado Da Vitória teve a interlocução do deputado Gandini que é sobrinho da Auditora Fiscal do Trabalho Márcia Gazzane.
Leão explicou ao deputado Da Vitória que a apensação da PEC 6 à 555 busca acabar com uma injustiça cometida contra os aposentados que já contribuíram por mais de 30 anos. Enfatizou ainda que caso a PEC 555 não seja apreciada até o final desta 57ª Legislatura, a matéria será arquivada definitivamente.
Além disso, a apensação facilitará a votação do texto, já que a PEC 555 cumpriu com os ritos de tramitação e apenas aguarda sua votação no Plenário da Casa.
O deputado Da Vitória disse que irá analisar o pleito.