Em ato, DS-SC pede justiça para Sônia e Humberto Camasmie


Por: Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
30/08/2024



Em ato público, manifestantes pediram pela liberdade de Sônia e justiça ao Auditor do Trabalho Humberto Camasmie. A mobilização ocorreu nesta sexta-feira, 30 de agosto, em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE-SC), na capital Florianópolis. A mobilização foi promovida pela Delegacia Sindical do SINAIT em Santa Catarina (DS-SC), com a participação da vice-presidente, Daniele Neves, e contou ainda com a participação do superintendente da SRTE-SC, Paulo Eccel, da deputada federal Carla Ayres (PT-SC), de Auditores Fiscais do Trabalho no estado e de servidores administrativos.

A manifestação cobrou ação do governo pela proteção também do Auditor Fiscal do Trabalho Humberto Camasmie que foi afastado da ação e denunciado por crime. O Auditor coordenava a ação fiscal que resgatou a doméstica Sônia Maria de Jesus em junho de 2023 pela Inspeção do Trabalho na residência de Jorge Luiz de Borba, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana. No entanto, em razão de uma série de decisões judiciais, a trabalhadora acabou retornando para a casa onde foi escravizada por quase 40 anos.

O SINAIT e várias instituições sociais e civis buscam a libertação de Sônia de Jesus e a devida reparação ao Auditor Humberto Camasmie que atuou em nome do Estado brasileiro a fim de proteger pessoa vulnerável. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.