Nota de Falecimento - Jandira Dantas Machado


Por: Andrea Bochi
19/09/2024



O SINAIT e a Delegacia Sindical da entidade em Pernambuco comunicam com muito pesar o falecimento da Auditora Fiscal do Trabalho, Jandira Dantas Machado. Ela, que foi um ícone da atuação e defesa da Segurança e Saúde no Trabalho, deixou parentes e amigos, na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro.

O velório será realizado no Cemitério Morada da Paz, nesta sexta-feira, às 9 horas, na sala de velório 1.

O SINAIT e a DS/PE solidarizam-se com a família, amigos e colegas de Jandira, neste momento de tristeza e dor.

Abaixo, alguns depoimentos de colegas da estimada e ilustre colega:

Nossa eterna e querida mestra agora é uma estrela que brilha no céu. Médica do trabalho pioneira no Norte e Nordeste, foi Auditora Fiscal do Trabalho e servidora da Fundacentro. Atuou na Federação das Indústrias de Pernambuco, na Sociedade Pernambucana de Medicina do Trabalho e como perita da Justiça do Trabalho. Foi responsável pela implantação pioneira no Brasil do curso técnico de segurança do trabalho na antiga ETFPE (atual IFPE). Durante vários anos, promoveu eventos e levava para Pernambuco expoentes da SST - secretários de segurança e medicina do trabalho e engenheiros da segurança do trabalho, para discutirem o tema.

Com seu talento e sabedoria, a professora Jandira deixa um valioso legado para a área de segurança e saúde no trabalho”. (José Hélio Lopes– Fundacentro/PE)

Segundo a Auditora Joseline Carneiro Leão, a Auditora Jandira possuía um espaço estudo e pesquisa e, inclusive, doou um acervo considerável de livros para a Fundacentro. “Na ocasião, foi realizado um pequeno evento em agradecimento. Ocupou vários cargos na sociedade de medicina. Era uma pessoa alegra, cultivava os amigos, estava presente em todos os eventos e era sempre convidada de honra. Era precursora em várias questões”. (Joseline Carneiro Leão – AFT/PE)

Confira aqui a homenagem à Jandira durante Workshop promovido pela Associação dos engenheiros de Segurança do Trabalho de Pernambuco - Aespe

Confira aqui o depoimento do Dr. Flávio Lins, presidente da Sociedade Pernambucana de Medicina do Trabalho - SOPEMT.

Breve Histórico de Jandira Dantas Machado

Estado: SE

Etnia: Branca

Atividade: Médica do trabalho

Descrição: Nasceu em Rosário do Catete, SE, em dezembro de 1931. Considerada a primeira médica do trabalho no Norte-Nordeste, foi uma das precursoras no desenvolvimento da área de segurança e saúde do trabalho no Brasil, em uma época em que o país tinha uma industrialização insipiente. A doutora Jandira combatia os acidentes e doenças do mundo do trabalho, atividade até então eminentemente masculina. Recebeu o Prêmio Destaque 2003, homenagem da Revista Cipa, dedicado às maiores personalidades nacionais da área de SST. Além das atividades profissionais e docentes, desenvolveu inúmeras pesquisas, tais como o levantamento de riscos na indústria de panificação, segurança e medicina do trabalho em Pedreiras, no Estado de Pernambuco. Foi membro da Academia Brasileira de Medicina do Trabalho. Dentre as várias funções profissionais destacam-se os de médica do trabalho da Fundacentro/PE e da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), perita da Justiça do Trabalho, responsável técnica pela implantação do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho da Escola Técnica Federal de Pernambuco, Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diretora da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho da DRT/PE (cargo em que se aposentou). Aos 70 anos de idade, criou um local para desenvolver pesquisas e a difusão da informação, o Espaço Cultural de Saúde Ocupacional Jandira Dantas, um dos mais importantes acervos brasileiros na área de SST.



Versão para impressão

Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.