O presidente do SINAIT, Bob Machado, e as diretoras Rosa Jorge e Olga Valle estiveram reunidos com o Secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão, na tarde desta terça-feira, 1º de outubro, para tratar de questões importantes relacionadas ao Comitê Gestor e à inoperância dos sistemas de fiscalização.
Bob Machado disse ao Secretário que é de fundamental importância que o Comitê Gestor se reúna logo após a aprovação do Projeto de Lei do Congresso – PLN 19 na sessão conjunta do Congresso Nacional, que poderá ocorrer ainda na próxima semana. Antes da apreciação e votação no Congresso Nacional, a matéria deverá ser votada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização – CMO, também prevista para ocorrer na próxima semana. “O Comitê precisa reunir-se em seguida para definir os parâmetros de aferição do bônus de eficiência de forma que não haja qualquer prejuízo para os Auditores Fiscais do Trabalho”, frisou o presidente do SINAIT.
A diretora Rosa Jorge ponderou que a solução para a aferição que será definida, seja a sugestão apresentada pela SIT e SINAIT, que propõe a redução de 50% dos índices do trimestre, ou mesmo outra forma de aferição consensuada pelo colegiado, não pode, de forma alguma, trazer qualquer prejuízo para a categoria, pois “As condições são atípicas e alheias a qualquer atuação dos Auditores, que não podem ser prejudicados em razão disso”.
Os dirigentes também cobraram rápida solução para a inoperância dos sistemas que já vem ocorrendo há algum tempo, causando muita preocupação na carreira. Segundo Luiz Felipe, a previsão é de que o problema esteja sanado ainda no próximo final de semana.