Infoca integra cooperação interinstitucional para promoção de capacitação de adolescente em Parnamirim (RN)


Por: Andrea Bochi
01/10/2024



com informações do Infoca e do MPT/RN 

O Instituto Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil no estado do Rio Grande do Norte (Infoca/RN), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RN), o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal de Parnamirim firmaram, no último dia 26 de setembro, um termo de cooperação técnica para a realização do curso “Aprendendo a Aprender”, em Parnamirim. O compromisso deve contemplar 30 adolescentes egressos do trabalho infantil e em situação de vulnerabilidade social.

A reunião de assinatura aconteceu na sede do MPT-RN, em Natal, e contou com a presença do procurador-chefe do MPT-RN, Gleydson Gadelha; do superintendente da SRTE-RN, Cláudio Gabriel Macedo; da presidente do Infoca/RN, Marinalva Cardoso e do Procurador do Trabalho, que é titular regional da Coordinfância, Luís Fabiano Pereira. Pela prefeitura de Parnamirim participaram o chefe de gabinete, Rodolfo Albuquerque, e a secretária adjunta da Semas, Maria Lopes Ferreira.

Com a assinatura, o município de Parnamirim se responsabilizou por encaminhar os egressos do trabalho infantil para o curso de pré-aprendizagem, a ser ministrado pelo Infoca, e fornecer o apoio técnico necessário. O objetivo é que, ao final do curso, esses adolescentes tenham os conhecimentos mínimos exigidos pelos cursos de aprendizagem, para ingressar no mercado de trabalho de forma digna e segura, através dos contratos de aprendizes.

“Nossa participação nesse esforço conjunto não é o de somente fiscalizar o cumprimento das cotas, mas somos nós que possibilitamos o acesso dos adolescentes ao mercado de trabalho digno, principalmente, porque restauramos os conhecimentos engessados pelo trabalho infantil e vulnerabilidades”, destacou Marinalva Dantas.

“Essa união de esforços é mais um passo relevante na atuação em defesa das crianças e suas famílias” frisou Luis Fabiano.

“Estamos honrados nesse momento solene, humanista e inclusivo, visando a inserção e empoderamento dos nossos adolescentes que estavam no trabalho infantil. Que isso seja um início de uma grande parceria institucional”, comemorou Maria Lopes.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.