O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 19/2024 que destina os recursos para o pagamento do Bônus de Eficiência dos Auditores Fiscais do Trabalho foi aprovado na tarde de quarta-feira, 16 de outubro, na Comissão Mista de Planos, Orçamento e Fiscalização (CMO) na Câmara dos Deputados. A sessão foi tensa e exigiu persistente trabalho do SINAIT para a efetiva aprovação. Participaram da reunião na CMO, o presidente do SINAIT Bob Machado, os diretores Rosa Jorge, Olga Valle, Benvindo Soares, Marco Aurélio Gonsalves, o conselheiro fiscal da entidade Alex Myller e a diretora da Delegacia Sindical do SINAIT no DF Elizabeth Maroja. A sessão foi conduzida pelo deputado federal AJ Albuquerque (PP-CE) e contou ainda, na mesa, com a presença do líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Durante a sessão vários parlamentares tentaram obstruir a votação com pedido de contagem de votos e outros meios regimentais. A assessoria parlamentar do SINAIT e os dirigentes Bob Machado e Rosa Jorge conversaram com os deputados Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e Florentino Neto (PT-PI) sobre a importância da aprovação do PLN 19 para a carreira da Auditoria Fiscal do Trabalho. Interlocução que contou ainda com a participação do secretário de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Gilmar Machado.
Os dirigentes conversaram ainda com o chefe de gabinete da CMO, Cláudio Cesar Felipe, a assessora parlamentar Isabella Puglisi, do gabinete do relator do PLN 19, deputado federal Adail Filho (Republicanos-AM) e o chefe de gabinete do deputado Daniel Agrobom (PL/GO), Marcello Cruvinel.
Para o presidente Bob Machado, a sessão foi intensa e exigiu a máxima atenção do SINAIT para que não houvesse obstrução. “Trabalhamos durante a sessão e conseguimos tirar as dúvidas dos deputados. Em razão da nossa ação, o PLN 19 foi aprovado. Vencemos mais uma etapa para a efetiva regulamentação do bônus para a carreira”.
Segundo a diretora Rosa Jorge, a luta do Sindicato Nacional continua. “O SINAIT continuará trabalhando para que ocorra o mais rápido possível a sessão do Congresso Nacional para a efetiva aprovação do PLN 19”.