Reunião da Conatrae discute pauta urgente


Por: SINAIT
16/10/2024



Na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, a diretora do SINAIT Vera Jatobá participou da reunião da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, que discutiu discute pauta urgente sem caráter deliberativo.

Foram apresentadas iniciativas de vários integrantes da Conatrae em relação ao caso " Sônia Maria de Jesus". A diretora do SINAIT disse que o sindicato continua representando judicialmente o Auditor Fiscal do Trabalho, Humberto Camasmie, que coordenou a operação que libertou Sônia.

Além disso, foram apresentadas informações e andamento do Decreto de reformulação da CONATRAE.

Durante a reunião, o representante do Secretaria de Inspeção do Trabalho apresentou o panorama dos efeitos do contingenciamento orçamentário nas ações de combate ao Trabalho Escravo de 2024 e a previsão para o próximo ano. Além disso discutiram e apresentaram o cadastro de empregadores flagrados submetendo trabalhadores ao trabalho análogo ao de escravo, a Lista Suja, que foi atualizada no último dia 7 de outubro

Os participantes discutiram ainda o andamento do processo de construção do III PNETE, os prazos acordados e os próximos passos.

Entre os informes, a representante da Repórter Brasil, Natália Suzuki apresentou o Dossiê "Trabalho escravo e migração internacional"

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.