O Auditor Fiscal do Trabalho Rogério Silva Araújo, diretor de Segurança e Saúde do Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST-SIT), participará da “Mesa de debates - inclusão de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho”, que ocorrerá na tarde de segunda-feira, 18 de novembro, no 40º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (ENAFIT), em Maceió (AL).
Segundo Rogério, esse é um tema muito caro para a Secretaria de Inspeção do Trabalho, porque são pessoas com condições especiais de entendimento, de comunicação e que precisam de toda uma atenção. É importante que haja essa possibilidade de integração das chamadas pessoas atípicas ao mercado de trabalho e à sociedade como um todo”.
O Auditor explicou que já há regulamentação para a inclusão de pessoas em situações especiais no mercado de trabalho, mas ainda não há cotas definidas para a inclusão dessas pessoas.
Na sua opinião, é muito importante poder trabalhar pela integração dessas pessoas que possuem diversas experiências neurológicas e que estão fora dos padrões considerados "típicos". Rogério considera mais complexa essa inserção dos neurodivergentes nos postos de trabalho, pois além de ser necessário atender às necessidades deles, também é preciso preparar as pessoas que serão atendidas por esses trabalhadores, seja em um restaurante, comércio ou outro local. “E aí também é um trabalho que precisa ser expandido para a sociedade para que aceite o atendimento não típico desses trabalhadores”.
Para os neurotípicos, que são as pessoas sem condições especiais, é mais fácil efetivar o enquadramento nos padrões da sociedade e do mercado.
Contamos com a participação de todos e todas no 40º ENAFIT, que terá início no próximo dia 17 de novembro.
Para fazer sua inscrição, acesse esse link aqui
Faça login com seu CPF e senha e em seguida poderá realizar sua inscrição.
Confira aqui os valores das inscrições.
A organização do evento selecionou alguns hotéis para indicar aos participantes. Veja a relação com contatos e endereços aqui .
Curriculum Vitae
Rogério Araújo é Auditor-Fiscal do Trabalho desde 2011. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GO; Pós-Graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. Atualmente Diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho.