O Auditor Fiscal do Trabalho Rafael Faria Giguer (RS), especialista em Acessibilidade e Direitos Humanos e em Auditoria Fiscal da Saúde e Segurança do Trabalhador, participará da “Mesa de Debates - Inclusão de Pessoas Neurodivergentes no mercado de trabalho”, que ocorrerá no dia 18 de novembro, no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta. A mesa integra a programação técnica do 40º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, que tem como tema central “133 anos da Inspeção do Trabalho no Brasil – lutas e conquistas projetando o futuro”. O evento será realizado de 17 a 20 de novembro, em Maceió (AL).
Rafael Giguer irá abordar dentro da temática neurodivergentes a importância da Lei de Cotas. “Pretendo tratar da sua fiscalização, participação da Inspeção do Trabalho neste contexto, além da nova definição de pessoa com deficiência”.
Segundo o Auditor, esse novo conceito afetará não só a dinâmica prática de acesso aos direitos, mas “também suscitará reflexões sobre o capacitismo estrutural e os deveres da empresa e de toda a sociedade para garantir a inclusão digna das pessoas com deficiência”.
Participarão ainda da mesa de debate sobre neurodivergentes, que terá a mediação do diretor do SINAIT Francisco Luís Lima: Dayse Isabel Coelho Paraíso Belém, médica especialista em Transtorno do Espectro Autista; Fernando Akio Mariya, médico especialista em Medicina do Trabalho pela USP e pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho/ANAMT; Rogério Silva Araújo (AFT/GO), diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST-SIT) e a Procuradora do Trabalho da PRT da 18ª Região, Janilda Guimarães de Lima.
Mini - CV
Rafael Faria Giguer é Auditor Fiscal do Trabalho (RS), coordenador nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS da Secretaria de Inspeção do Trabalho; tem pós-graduação em Acessibilidade e Direitos Humanos.