Combate ao trabalho escravo: seminário marca os 15 anos do Projeto Ação Integrada

O diretor do SINAIT, Renato Bignami, será um dos palestrantes do evento


Por: Lourdes Marinho, com informações do MPT-MT e do Pnbonline
Edição: Andrea Bochi
03/12/2024



Projeto Ação Integrada - Mato Grosso (PAI/MT) promove, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, no auditório do Paiaguás Palace Hotel, em Cuiabá, o seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo e suas Interseccionalidades: Um Diálogo Necessário”. O evento vai proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre o trabalho escravo contemporâneo, além de debater estratégias mais eficazes para enfrentamento do problema.

Nos dias 5 e 6, o seminário terá painéis temáticos, com debates sobre a exploração nas cadeias produtivas, novas estratégias de enfrentamento, questões de raça e gênero, e a exploração sexual como trabalho escravo. Especialistas e representantes de entidades renomadas mediarão os debates, com perspectivas acadêmicas e práticas. O diretor do SINAIT, Renato Bignami, será um dos palestrantes do Painel 1: O combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no âmbito das Cadeias Produtivas, na quinta-feira, 5 de dezembro.     

A programação do evento terá início às 18h do dia 4 de dezembro, quarta-feira, com o cadastramento e a recepção dos(as) convidados(as). A partir das 20h30, ocorrerá a conferência de abertura “O Poder Judiciário e o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo”, conduzida pelo juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2024-2026, Guilherme Guimarães Feliciano. A abertura contará, ainda, com a apresentação cultural “Medea”, projeto da Art'Cum Pequi, iniciativa de teatro da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Realizado em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso (Coetrae-MT), com o Grupo de Pesquisa sobre Meio Ambiente do Trabalho da Universidade Federal de Mato Grosso (GPMAT-UFMT) e com o Conselho Estadual de Direitos Humanos de Mato Grosso (CEDH-MT), o seminário promoverá, também, o lançamento de livro produzido pela Coetrae-MT e de relatório sobre os 15 anos de experiência do PAI-MT.

Coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT), pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) e pela UFMT , o PAI/MT possibilita a inclusão social de trabalhadores(as) resgatados(as) de condições análogas às de escravo ou que se encontram vulneráveis a essa exploração. Por meio dele, as vítimas conseguem elevação da sua escolaridade, qualificação profissional e inserção no mercado formal de trabalho, de modo a ampliar a possibilidade de uma vida digna, fora do ciclo de exploração do trabalho escravo.

Inscrições

O seminário é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Por isso, os(as) interessados(as) devem se inscrever previamente, por meio de formulário disponível aqui.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.