O SINAIT e a Delegacia Sindical de Santa Catarina (DS-SC) homenagearam a deputada Carla Ayres (PT/SC) pelo apoio dado à Auditoria Fiscal do Trabalho, externalizado em diversas ocasiões – e o ex-delegado sindical José Carlos Panatto Cardoso, falecido em novembro passado, pela dedicação e trabalho em defesa da categoria como dirigente sindical. A homenagem à parlamentar havia sido idealizada e planejada por Panatto. Com a morte do líder sindical, o SINAIT e o Conselho de Delegados Sindicais definiram que Panatto também seria homenageado.
Sempre atuante na defesa da Fiscalização do Trabalho, em visitas à DS-SC, a convite de Panatto, Carla Ayres manifestou seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição - PEC 06/2024, PEC Social, que extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas. Também intermediou e solicitou a realização da audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar deste assunto. E ainda colocou seu gabinete à disposição para trabalhar não somente pela PEC 6, mas também pelo Bônus de Eficiência para os Auditores Fiscais do Trabalho.
Na Tribuna da Câmara dos Deputados, a parlamentar denunciou o caso da empregada doméstica Sônia Maria de Jesus, resgatada pela fiscalização do trabalho. O caso teve repercussão nacional pela situação da vítima e por a Justiça ter autorizado seu retorno ao convívio da família que a escravizou. Também pela retaliação/perseguição ao coordenador da equipe de fiscalização que fez o resgate. Relembre aqui.
Nas homenagens a Panatto foram lidos um trecho do livro do Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry, por Ana Maria Schaefer Ferreira de Melo, coordenadora do Grupo de Trabalho da PEC Social em SC, criado por Panatto - e outro de Santo Agostinho, pela AFT Luciana Sans. Também foi afixado na galeria dos ex-presidentes da DS-SC o quadro de Panatto com placa que indica o tempo que durou sua gestão, menos de um ano, iniciada em 2023.
O diretor do SINAIT e presidente da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Santa Catarina, Antônio Carlos Costa, destacou a importância de Panatto para a categoria. “O Panatto sempre representou uma forte conexão entre a Associação e a Delegacia Sindical do SINAIT em Santa Catarina, unindo nossos interesses e trabalhando incansavelmente. Ele foi um verdadeiro batalhador, modificando estruturas, inovando métodos de trabalho e envolvendo a sociedade civil em nossas lutas, especialmente na questão da PEC 6”, afirmou.
Antônio Carlos também destacou o legado de união e dedicação deixado à categoria. “Panatto era uma pessoa aberta ao diálogo, que sabia ouvir e reconsiderar suas posições quando confrontado com argumentos claros e racionais. Ele sempre buscava o progresso e a união de todos nós”, finalizou.