O presidente do SINAIT, Bob Machado, e as diretoras da entidade Rosa Jorge e Olga Valle reuniram-se com o 1º secretário da Mesa da Câmara, deputado federal Carlos Veras (PT/PE). Na pauta, o pedido de apoio e interlocução junto ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), para tratar da PEC Social e do Projeto de Lei nº 1053/2023. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, no gabinete do parlamentar, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A primeira pauta discutida com o parlamentar tratou do apensamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 6/2024 à PEC 555/2006. A PEC 6, caso aprovada, reduzirá gradativamente a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas. No ano passado, o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), comprometeu-se a colocar a matéria em votação, quando as entidades conseguissem a assinatura de mais de 300 requerimentos de apensação. Neste momento, o SINAIT, Instituto Mosap e demais entidades que trabalham em defesa dos aposentados e pensionistas já conseguiram 220 requerimentos assinados.
Os dirigentes explicaram ainda ao deputado Veras, a importância do PL 1053/2023 para o Sindicato Nacional e para os Auditores Fiscais do Trabalho de todo o país. A proposta inscreve o nome dos mortos da Chacina de Unaí, Nelson José da Silva, Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Lage e Ailton Pereira de Oliveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A matéria encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aguardando parecer da relatoria.
O presidente Machado reforçou a importância das duas matérias para o SINAIT. “São pautas antigas que reapresentamos e pedimos seu apoio junto ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta”.
O 1º secretário Veras colocou-se à disposição para fazer a intermediação com o atual presidente da Casa. “Acredito no trabalho do SINAIT e irei trabalhar para agendar e defender essas duas pautas junto ao novo presidente da Câmara”.
O SINAIT pediu ainda novas agendas com o parlamentar a fim de tratar de outras demandas da categoria nas próximas semanas.