SINAIT leva à SIT pedido de apoio para convocação do cadastro reserva do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho


Por: Andrea Bochi
12/02/2025



O presidente do SINAIT, Bob Machado, e as diretoras Rosa Jorge e Olga Valle estiveram reunidos, no final da tarde desta terça-feira, 11 de fevereiro, com o Secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão, para tratar da convocação imediata de 25% dos aprovados no cadastro reserva do concurso para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho e também sobre a realização do processo seletivo de remoção.

O presidente levou à Luiz Felipe o pedido de apoio para que sejam convocados imediatamente 25% dos aprovados no cadastro reserva do concurso para Auditor Fiscal do Trabalho, tendo em vista as reais necessidades da carreira, o longo período sem a realização de concursos, tornando o quadro deficitário e impondo muitas dificuldades aos Auditores da ativa. Além disso, lembrou que cerca de 500 Auditores recebem abono de permanência e que podem solicitar a aposentadoria a qualquer momento.

“Se isso ocorrer, os 900 novos Auditores não vão preencher nem 15% dos cargos vagos, que são 3.644. Precisamos nos antecipar a esse grande problema. Além disso, uma convocação futura pode representar maior custo, uma vez que teria que ser realizado novo curso de formação”, lembrou o presidente do SINAIT. 

Bob também questionou sobre a publicação de portaria com diretrizes para a realização do concurso de remoção, uma vez que o curso de formação dos novos Auditores está previsto para iniciar no dia 31 de março, o que representa um curto prazo para a movimentação e planejamento daqueles que pretendem participar do concurso de remoção.

Rosa Jorge ressaltou que o SINAIT defende regras que ofereçam oportunidades iguais a todos que participarem do concurso de remoção. Também pediu apoio para a ampliação de convocados no concurso público para o cargo.

Sobre a ampliação de convocados, Felipe frisou que a SIT é uma das mais interessadas nessa questão e que fará o que for possível para que isso seja efetivado. O secretário informou ainda que nos próximos dias deverá ser publicada portaria que estabelecerá as regras para a remoção.


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.