Auditores do Trabalho fiscalizam condições laborais na Cidade do Samba, na capital carioca


Por: SINAIT
18/02/2025



Com informações da Agência Brasil

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, Auditores Fiscais do Trabalho analisaram as condições trabalhistas na Cidade do Samba, no centro do Rio de Janeiro. No local, funcionam as oficinas de construção de alegorias das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval carioca.

De acordo com Ana Luiza Horcades, chefe da Seção de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro (SRTE-RJ), há uma inspeção regular, anual, de fiscalização nos galpões e produções da indústria do carnaval carioca a fim de verificar as condições trabalhistas e de segurança dos empregados do local.

A inspeção ocorreu uma semana depois de um incêndio em uma fábrica de fantasias de escolas da Série Ouro (a segunda divisão do carnaval carioca), na zona norte da cidade, que matou uma pessoa e deixou outras 20 hospitalizadas.

Segundo Horcades, os Auditores do Trabalho fiscalizam as atividades envolvidas no que tange à situação trabalhista e de segurança do trabalhador nas áreas de produção e realização do carnaval carioca, o Sambódromo, a Cidade do Samba e as confecções.

A chefe de SST esclareceu que o operativo atua em várias etapas do setor carnavalesco. "Hoje, vamos fazer mais uma etapa desse operativo regular de fiscalização. Claro que o que aconteceu na semana passada, o incêndio aqui no Rio de Janeiro, é um grande alerta".

Improviso e informalidade

Para Horcades, o trabalho no carnaval é caracterizado por improvisações e informalidade. "Costuma-se encontrar trabalhadores sem registro, sem condições mínimas de trabalho, sem treinamento para efetuar as atividades que eles teriam que desenvolver com máquinas e equipamentos muito precários, questões relacionadas a riscos elétricos, acúmulo de materiais combustíveis ou inflamáveis, produtos químicos. É a conjunção de uma série enorme de fatores favorecendo a ocorrência de acidentes graves".

Além dos Auditores Fiscais do Trabalho, apoiaram a ação, agentes da Polícia Federal.

Confira a repercussão na mídia:

G1 - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2025/noticia/2025/02/18/cidade-do-samba-e-alvo-de-fiscalizacao.ghtml

O Dia - https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2025/02/7006356-mte-e-pf-fazem-operacao-na-cidade-do-samba-para-verificar-condicoes-de-trabalho.html

Diário do Rio - https://diariodorio.com/ministerio-do-trabalho-realiza-operacao-na-cidade-do-samba-para-fiscalizar-condicoes-dos-barracoes/

Carta Capital - Ministério do Trabalho faz operação na Cidade do Samba, no Rio

ABCdoABC.com.br - Auditores fiscais do trabalho realizam operação na Cidade do Samba, no Rio

Agência Brasil - Ministério do Trabalho faz operação na Cidade do Samba, no Rio

Srzd.com - Operação de Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho termina com série de recomendações na Cidade do Samba

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.